sábado, 21 de novembro de 2009

Entre Química e Filosofia- A pedra filosofal.

















Química e Filosofia sempre foram de certa maneira primas meio distantes. Ambas em algum momento de sua evolução procuraram uma causa primeira, uma causa da qual todas as demais substâncias pudessem ser feitas. Temos o caso dos alquimistas árabes e medievais. Em certo momento da história, os homens acreditaram que poderiam encontrar uma substância que os aproximaria do divino. Essa substância daria aos homens vida longa, riquezas- pelo ouro feito a partir de outros metais. Não sei se hoje esse mito mudou muito. Ainda procuramos a vida longa em muitos produtos. Queremos estar próximo da criação, prova disso vemos quando cientistas criam um acelerador de partículas para reproduzir os primeiros momentos do Big Bang, procurando descobrir porque as partículas se comportam como onda ou corpo. Será a pedra filosofal um mito do inconsciente coletivo da espécie humana?

Um bom livro sobre a evolução da Química e alguns pontos próximos dessa com a Filosofia:


ALFONSO-GOLDFARB, A. M. . Da Alquimia à Química. 1. ed. São Paulo: Nova Stella ; Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

Um comentário:

  1. A alguimia é espiritual. A transformação que nos aproximaria do DIVINO é possível mas deve ser feita dentro da gente. Tranformar o metal comum (o ser comum)em ouro (o ser evoluído) e ter uma vida longa e rica é perfeitamente possivel. Eu acredito nisso...

    ResponderExcluir